Sobre Nós
A 1 de Dezembro de 1977 é pedida a filiação do Agrupamento. A oficialização chegou a 11 de Março de 1978, com a publicação na O.S.N. nº 365, sediado nos Carvalhos.
A equipa de fundadores era assim constituída: Chefe de Agrupamento: José David Soares Pedrosa, Secretário: Sérgio Manuel Filhote Marques de Queirós, Assistente: Padre Ângelo Francisco Ferreira Almeida, Chefe de Grupo Explorador: Luís Filipe Salgado de Castro Correia.
A sede do Agrupamento situava-se junto à E.N. nº1, precisamente na rota dos peregrinos a caminho de Fátima e cedo nos preocupamos em aliviar as dificuldades dos enormes contingentes que por ali, anualmente, passam montando um Campo Escutista que contempla um hospital de campo com Primeiros Socorros, banhos e lava-pés e dormida em regime de acampamento e acantonamento. Todos os anos esta actividade decorre no período de 1 a 9 de Maio, com enorme desgaste para todos os que nela participam com uma prestação contínua de 24 horas sobre 24 horas em regime de escalonamento. Dada a importância desta actividade foi atribuído um Louvor Nacional ao Agrupamento, publicado na O.S.N. nº 465, de 31 de Março de 1996.
Tendo como Patrono do Agrupamento, Santo António Maria Claret, ficando a fazer parte do grupo de sete Agrupamentos a nível nacional designados por Agrupamentos Claretianos.
Ao longo da história do nosso Agrupamento conhecemos quatro sedes. A primeira Sede localizava-se nas salas do Seminário dos Carvalhos, instalações cedidas graciosamente pela comunidade Claretiana, para levarmos a cabo as nossas actividades. A segunda Sede teve lugar numa residência desocupada da Conferencia de S. Vicente de Paulo, na qual pudemos usufruir de várias salas, contemplando as secções existentes na época. Após um violento incêndio ocorrido nesta habitação, que deixou de reunir as condições de segurança para os elementos, passamos a realizar as nossas actividades no Mosteiro de Pedroso, numa das salas destinada à catequese. Com o desenrolar do tempo e tendo concluído que não havia condições para continuarmos naquela sala, a Junta de Freguesia cede-nos um terreno com cerca de 4.000 m2, onde a Câmara implantou um pré-fabricado sendo a actual Sede e a DREN concedeu-nos mais outros dois, nos quais criamos espaços para as 4 secções do Agrupamento.
Dadas as circunstancias, neste momento, temos boas condições para praticar o Escutismo e cativar os jovens desta Paroquia a aderir ao movimento.